Projeto: Arte e Recreação
1. Dados de identificação:
Faixa
etária: 4 e 5 anos
Período:
9 dias
Nome:
Marina Draszevski Gomes
2.Justificativa:
a) Título do projeto: Arte e Recreação
b)É de suma importância este projeto na educação infantil, pois, incentiva
o ato de brincar na rotina das crianças.
Não se pode deixar de lado a recreação e a arte neste momento, onde ambas
envolvem toda a disciplinaridade na escola, tendo assim uma socialização e
participação dos educandos com o meio inserido.
3. Objetivos:
¨
Mostrar a importância do brincar;
¨
Socializar todas as crianças;
¨
Desenvolver motivação e inspiração;
¨
Desenvolvimento corporal e mental harmonioso;
¨
Estimulo à criatividade, à cooperação;
¨
Desfrutar a alegria de brincar em conjunto;
¨
Contribuir para a formação integral do educando;
¨
Estimular o desenvolvimento psicomotor.
4. Conteúdos:
Formação Pessoal e Social:
¨
Identificar sua própria superação e
desenvolvimento;
¨
Desenvolver a capacidade de se comunicar,
interpretar e de se expressar;
¨
Ter um convívio com o meio e ter uma interação
afetiva nele.
Conhecimento de mundo:
¨
Linguagem oral e escrita; Natureza e Sociedade;
Música; Artes Visuais e Artes Plásticas; Matemática e Movimento.
Linguagem Oral e Escrita:
¨
Fantoches;
¨
Imitações;
¨
Leitura;
¨
Respeitar as diferenças;
¨
Formação do nome no papel;
¨
Transmissão de idéias;
¨
Trava-linguas.
Matemática:
¨
Variação de cores;
¨
Separação de objetos conforme sua utilidade ou
quantidade;
¨
Agrupamento de objetos parecidos;
¨
Identificação do Espaço, Lugar;
¨
Agilidade mental;
¨
Noções de medida de tempo.
Natureza e Sociedade:
¨
Conhecer as brincadeiras e as maneiras de jogar;
¨
Preservação do meio ambiente;
¨
Brincadeiras do passado e presente;
¨
Dobraduras;
¨
Pinturas;
¨
Jogos;
¨
Aprender a trabalhar em equipe;
¨
Assistir um filme.
Movimento:
¨
Formar peças teatrais e apresentá-las;
¨
Reproduzir danças e brincadeiras;
¨
Construção de objetos;
¨
Dramatizações;
¨
Colagem e recortes;
¨
Competições;
¨
Pular corda.
Música:
¨
Ouvir e dançar as músicas apresentadas;
¨
Trazer um instrumento de casa para formar uma
banda;
¨
Aprendizagem de coreografia conforme música;
¨
Cantigas de roda;
¨
Criar uma música com os alunos.
Artes visuais e plásticas:
¨
Ver uma paisagem e representa-la no papel;
¨
Criação de imagens e figuras;
¨
Recortes e colagens em papeis diversos;
¨
Quebra-cabeça feito pelos educandos;
¨
Moldura;
¨
Usar a tinta para pintar o próprio corpo -bichos
no rosto, as mãos, os pés;
¨
Compreender a arte como forma de expressão;
¨
Experimentar vários tipos de materiais
artísticos;
¨
Livre criação.
5. Procedimentos:
¨
Apresentação das brincadeiras;
¨
Contação de historias;
¨
Visualização de paisagem;
¨
Assistir os filmes;
¨
Representar os personagens contados no papel;
¨
Caça ao tesouro;
¨
Gincana;
¨
Pula corda;
¨
Dançar uma musica escolhida pelas crianças;
¨
Trava-linguas.
6. Avaliação:
A avaliação é um processo muito importante no projeto, pois
esta contida no dia-a-dia do ensino aprendizagem dos alunos no plano da escola.
Mas neste projeto que é recreativo e em período de férias,
iremos avaliar somente com a observação em meio de questionar o desenvolvimento
social do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário