terça-feira, 21 de maio de 2013

Projeto: Arte e Recreação


Projeto: Arte e Recreação


1. Dados de identificação:

Faixa etária: 4 e 5 anos
Período: 9 dias
Nome: Marina Draszevski Gomes

2.Justificativa:

a) Título do projeto: Arte e Recreação

b)É de suma importância este projeto na educação infantil, pois, incentiva o ato de brincar  na rotina das crianças. Não se pode deixar de lado a recreação e a arte neste momento, onde ambas envolvem toda a disciplinaridade na escola, tendo assim uma socialização e participação dos educandos com o meio inserido.


3. Objetivos:

¨      Mostrar a importância do brincar;
¨      Socializar todas as crianças;
¨      Desenvolver motivação e inspiração;
¨      Desenvolvimento corporal e mental harmonioso;
¨      Estimulo à criatividade, à cooperação;
¨      Desfrutar a alegria de brincar em conjunto;
¨      Contribuir para a formação integral do educando;
¨      Estimular o desenvolvimento psicomotor.

4. Conteúdos:


Formação Pessoal e Social:

¨      Identificar sua própria superação e desenvolvimento;
¨      Desenvolver a capacidade de se comunicar, interpretar e de se expressar;
¨      Ter um convívio com o meio e ter uma interação afetiva nele.


Conhecimento de mundo:

¨      Linguagem oral e escrita; Natureza e Sociedade; Música; Artes Visuais e Artes Plásticas; Matemática e Movimento.


Linguagem Oral e Escrita:

¨      Fantoches;
¨      Imitações;
¨      Leitura;
¨      Respeitar as diferenças;
¨      Formação do nome no papel;
¨      Transmissão de idéias;
¨      Trava-linguas.


Matemática:

¨      Variação de cores;
¨      Separação de objetos conforme sua utilidade ou quantidade;
¨      Agrupamento de objetos parecidos;
¨      Identificação do Espaço, Lugar;
¨      Agilidade mental;
¨      Noções de medida de tempo.

Natureza e Sociedade:

¨      Conhecer as brincadeiras e as maneiras de jogar;
¨      Preservação do meio ambiente;
¨      Brincadeiras do passado e presente;
¨      Dobraduras;
¨      Pinturas;
¨      Jogos;
¨      Aprender a trabalhar em equipe;
¨      Assistir um filme.

Movimento:

¨      Formar peças teatrais e apresentá-las;
¨      Reproduzir danças e brincadeiras;
¨      Construção de objetos;
¨      Dramatizações;
¨      Colagem e recortes;
¨      Competições;
¨      Pular corda.

Música:

¨      Ouvir e dançar as músicas apresentadas;
¨      Trazer um instrumento de casa para formar uma banda;
¨      Aprendizagem de coreografia conforme música;
¨      Cantigas de roda;
¨      Criar uma música com os alunos.

Artes visuais e plásticas:

¨      Ver uma paisagem e representa-la no papel;
¨      Criação de imagens e figuras;
¨      Recortes e colagens em papeis diversos;
¨      Quebra-cabeça feito pelos educandos;
¨      Moldura;
¨      Usar a tinta para pintar o próprio corpo -bichos no rosto, as mãos, os pés;
¨      Compreender a arte como forma de expressão;
¨      Experimentar vários tipos de materiais artísticos;
¨      Livre criação.

5. Procedimentos:

¨      Apresentação das brincadeiras;
¨      Contação de historias;
¨      Visualização de paisagem;
¨      Assistir os filmes;
¨      Representar os personagens contados no papel;
¨      Caça ao tesouro;
¨      Gincana;
¨      Pula corda;
¨      Dançar uma musica escolhida pelas crianças;
¨      Trava-linguas.

6. Avaliação:

A avaliação é um processo muito importante no projeto, pois esta contida no dia-a-dia do ensino aprendizagem dos alunos no plano da escola.
Mas neste projeto que é recreativo e em período de férias, iremos avaliar somente com a observação em meio de questionar o desenvolvimento social do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário