sábado, 13 de julho de 2013

DIFERENÇA ENTRE SENTIMENTO E EMOÇÃO
















DIFERENÇA ENTRE SENTIMENTO E EMOÇÃO
Segundo o neurocientista António Damásio.

Na avaliação de António Damásio, o estudo da neurociência começou ao revés, a partir da linguagem, uma capacidade surgida numa etapa avançada da evolução. Seu trabalho procura mapear processos cerebrais mais básicos: sentimentos e emoções. Para ele, as emoções – como nojo, medo, alegria, orgulho e admiração – são 'exteriores', lidas com facilidade e ligadas a programas de ação preestabelecidos, embora complexos; já os sentimentos têm maior grau de sofisticação biológica e ligação com o que ocorre no interior do corpo.

"As emoções são programadas pela educação que recebemos e pela biologia, tanto que podemos encontrar precursores em outros seres com vida social, embora sem a mesma complexidade", explicou Damásio. "Já os sentimentos permitem, por exemplo, aprender e prever situações vantajosas, fundamental para a capacidade de planejar, além de abrir as portas da imaginação, do conhecimento, da consciência e de uma cultura complexa."

Imagem: o estudo da transmissão dos impulsos elétricos e da estrutura do cérebro humano pode dar pistas importantes sobre as origens dos sentimentos e emoções. Sua base, segundo Damásio, está em níveis mais 'simples' do que poderíamos imaginar.

Reportagem completa: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/07/o-cerebro-o-2018eu2019-e-a-sociedade/?searchterm=O+cérebro%2C+o+‘eu’+e+a+sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário